TRÁS OU TRAZ
Falando, é igualzinho. E é por isso, provavelmente, que tanta gente confunde na hora de escrever. Afinal, é traz ou trás? Pode ser qualquer um dos dois, só depende do contexto!
TRÁS tem o mesmo sentido de “a parte traseira” e a gente sempre vai usar em uma locução adverbial, junto a uma preposição. “Mas, gente! Eu saí da escola há tanto tempo que nem sei o que é isso!” E nem precisa saber! Basta lembrar o que significa e você vai saber quando usar. Por exemplo, pra mandar alguém sair de TRÁS da porta e ir embora, sem olhar para TRÁS, pois você sabe muito bem que existem muitos segredos por TRÁS das atitudes dessa pessoa. Bem dramalhão mexicano, mesmo! Ou só pra lembrar algo muito importante: nunca deixe de usar o cinto de segurança no banco de TRÁS!
Já TRAZ vem do verbo trazer, que todo mundo conhece. E você também vai usar bastante! “Traz um lanche pra mim, por favor?”, “Ela traz doces todos os dias!” e, pra não dizer que a gente só pensa em comida, “Dinheiro não traz felicidade!” (mas lanches e doces podem trazer!).
Em breve, voltamos com mais dicas!