Praia dos Ossos
“Ângela era bonita demais, livre demais…”. Assim uma das amigas de infância descrevia Ângela Diniz, assassinada em 1976 pelo então namorado Doca Street, que confessou o crime e foi absolvido por legítima defesa da honra no primeiro julgamento, sendo promovido ao papel de vítima. O crime de Ângela era apenas o descrito no início do texto: ser livre demais. Isso em uma sociedade que não permite a liberdade para mulheres e as mantém presas em amarras sociais.
Nossa Boa da Semana de hoje é “Praia dos Ossos”, podcast dividido em 8 episódios e produzido pela Rádio Novelo. Idealizado e apresentado por Branca Vianna, o podcast narra a história de Ângela, de Doca e da relação de ambos e traz uma ampla cobertura dos julgamentos e a importância do movimento feminista nesse caso emblemático.
Entre outras reflexões, “Praia dos Ossos” nos faz pensar muito sobre a existência de uma espécie de script que temos que seguir, quando se nasce mulher, especialmente em nosso país, machista e misógino ao extremo. Apesar de ser doloroso ouvi-lo em alguns momentos, é motivador ver como as mulheres realmente ganham força quando se juntam. Esse é o caminho e o podcast reforça isso: as coisas só mudam, quando estamos juntas, com um objetivo comum.
Não sabemos se já aconteceu por aí, mas aqui, nós, mulheres da Olive&Martini já fomos questionadas muitas vezes do porquê de sermos feministas! A pergunta certa é: como não ser, em um mundo que nos julga apenas por sermos mulheres?
E você? Já foi julgada por ser mulher? Se sim, conta pra gente como foi!