Existe Mesmo Fórmula Para o Sucesso?
Essa empresa, aqui, é de uma mulher empreendedora. E, como eu, existem 26 milhões no Brasil. Entre elas, tem uma que eu admiro muito, que é a minha amiga Bia, fundadora da @caco.kids .
Recentemente, a Bia trouxe, no perfil pessoal dela, algumas reflexões sobre a marca de roupas da Marina Ruy Barbosa. Sem nem precisar focar no fato de que a Marina nunca estudou Moda, é importante analisar que a marca está sendo anunciada – e vendendo muito – como uma marca sustentável, sem ter nenhuma comprovação cientifica e sem responder ao público que vem questionando essa sustentabilidade. E ainda tem a questão de que a marca está anunciando que irá doar 100% do valor da venda, que é, pra dizer o mínimo, polêmica, uma vez que envolve muitos fatores.
Pensando em tudo isso, a reflexão que eu queria trazer aqui é sobre as análises vazias. Um perfil muito famoso, que inclusive vende cursos de marketing, fez uma análise comentando “o case de sucesso do lançamento” e, na análise, havia um passo a passo dos acertos do lançamento da marca. Aí você, que é uma dessas 26 milhões de empreendedoras, se frustra pensando que nunca a sua marca vai dar certo assim ou vai tentar seguir o passo a passo e adivinha? Não vai dar certo. E sabe por quê? A resposta é simples: PRIVILÉGIO!! Privilégio em cima de privilégio! Se a Marina vendesse pano de chão, esgotaria, da mesma forma que as peças da marca esgotaram em muito pouco tempo, mesmo com preços altos.
Durante os próximos dias, nós vamos trazer a Bia para falar um pouco mais sobre esse assunto e nós também vamos comentar o tal “case de sucesso” ponto a ponto, para tentar trazer para a realidade das pessoas que não são estrelas globais e precisam sobreviver!