Atleta A

Atleta A

por @dan_cmm
🌊 No Dia das Mulheres trouxemos a frase “mulheres são como as águas, crescem quando se juntam”. E não foi à toa! Desde que vi “Atleta A” na @netflixbr, um documentário sobre as atletas de elite da ginástica americana e os inúmeros casos de abuso, essa frase tem ressoado internamente. Por muitos anos estivemos sistematicamente separadas e, consequentemente, enfraquecidas.
A história é centralizada na denúncia de Maggie Nichols em 2015, até então atleta de ponta da equipe americana. Maggie, então com 17 anos, reporta abusos cometidos pelo principal médico da seleção americana, Larry Nassar. E o que se vê é uma sequência de descasos, por parte da própria federação, passando por técnicos e chegando até o FBI.
🔎 Conforme o documentário vai avançando, a gente entende a importância que o jornalismo investigativo tem em uma sociedade. Enquanto houve toda a negligência por parte da federação de ginástica dos EUA (USAG), o documentário acompanha um grupo de jornalistas investigativos do The Indianapolis Star que apura uma série de denúncias de abuso sexual dentro da Federação. E, aos poucos, as sobreviventes – e não vítimas, como elas deixam claro a todo momento – vão dando cara, voz e detalhes às denúncias. Impossível não se emocionar mais de uma vez, especialmente ao ver todas elas reunidas durante o julgamento.
😡 Os abusos de Larry Nassar começaram em 1997. Em 2018, durante o julgamento, mais de 500 meninas e mulheres já haviam formalizado a sua denúncia. Como uma onda, juntas, conseguindo interromper uma série de abusos físicos e psicológicos que perduraram por quase 3 décadas.
💪🏼 💪🏼 Nessa semana que marca o Dia Internacional das Mulheres, a mensagem que fica é que juntas vamos mais longe.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chama no Whats!