Um NÃO Post para o Dia das Mulheres
A pandemia veio escancarar as desigualdades e atrasar em anos a luta feminista, que já não tinha conseguido avançar tanto, em uma sociedade absurdamente patriarcal. Avançamos a passos bem pequenos e retrocedemos muitos deles, de 2020 pra cá. Mulheres saindo do mercado de trabalho, pois o empresário precisa cortar funcionários e mulheres engravidam, não é mesmo? Escolas fechadas e mulheres renunciando a tanta coisa para ficar com as crianças. E um desgoverno que, sabendo que são elas que assumirão essa função, não prioriza em nada a volta às aulas. Se os homens ficassem responsáveis pelos filhos durante a quarentena, as escolas já estariam todas mais do que preparadas e os profissionais de educação já estariam vacinados. O trabalho não remunerado se tornou a principal fonte de não renda das mulheres. Não renda, por motivos óbvios: não há renda. Há medo, cansaço, solidão. E raiva! E é importante falar que o estrago da pandemia tem recorte de gênero, de classe e de cor.
Esse ano, decidimos não falar sobre o 8 de março. Deixar a data passar, sem post, e ignorar uma data que, de feliz, não tem nada. Não há o que comemorar e a verdade é que a gente está exausta de tanto lutar, de tanto ouvir que tem força, tendo que brigar pra ter voz, e de não enxergar possibilidade de melhora. Mas, como ouvi esses dias numa sessão de terapia, “a raiva movimenta o mundo”.
O que eu proponho, agora, é que a gente junte nossas raivas. Para que a movimentação do mundo seja mais significativa. Como? Ainda não sei. Vamos descobrir juntas? As mulheres serão sempre como as águas e ganham força quando estão juntas. Quem também tá com raiva aí? Use os comentários pra expressar sua raiva e para trazer ideias de como mudar! Traga uma dica, uma inspiração, divulgue seu trabalho.
Amanhã a gente começa trazendo uma indicação que tem tudo a ver com a raiva nossa de cada dia. Não deixe de conferir! E pode deixar aqui, nos comentários, suas indicações! Sigamos, juntas!
Um comentário
gostei muito do site parabéns pelo conteúdo. I really liked
the site, congratulations on the content