O QUE É GENOCIDA?
Nossas Dicas de Português andaram sumidas, mas percebemos que era hora de trazê-las de volta. Principalmente por causa de uma dúvida que está gerando debates e alguma polêmica. Afinal, pra opinar e dizer se alguém é ou não alguma coisa, a gente precisa, antes, saber o que essa alguma coisa significa. E a dúvida da vez é: O QUE É GENOCIDA?
No dicionário, é quem ordena ou comete genocídio. Genocídio é o extermínio deliberado, parcial ou total, de uma comunidade. É a destruição de populações ou povos. O aniquilamento de grupos humanos, por formas diversas, como, por exemplo, a submissão a condições insuportáveis de vida. É assim que está no dicionário, mas, pra ficar mais fácil, lá vai: é causar muitas mortes em um determinado grupo. É, por exemplo, causar 279.286 mortes em um único país. E não necessariamente matando com as próprias mãos. Como citamos, existem muitas formas de praticar um genocídio.
Pra facilitar, vamos ajudar com alguns exemplos. Um Chefe de Estado que, um ano após o início de uma pandemia, não compra vacinas suficientes para imunizar a população de seu país está deliberadamente causando mortes, logo, GENOCIDA. Uma autoridade que, em meio à pandemia do coronavírus tenta empurrar para seu povo um remédio que não tem eficácia alguma – fato já comprovado pela Ciência – está destruindo a população de seu país, logo, GENOCIDA. Um Presidente da República que contraria todos os protocolos de segurança, não usa máscara, diz para seu povo não usar máscara, provoca aglomerações e ridiculariza políticas sérias, como o lockdown, está exterminando pessoas, logo, GENOCIDA. Uma pessoa que é responsável pelo bem-estar de um país e não investe em Saúde e Educação, não dá suporte financeiro algum à população que passa por uma enorme dificuldade e ainda faz piada com o luto alheio, olha… BOTA GENOCIDA NISSO!
Esperamos que, agora que você já sabe o que é um genocida, possa usar a palavra de modo correto. Até a próxima dica!